Que tal aprender os 10 melhores passos de como controlar o seu ciúme exagerado?
Aqui está reunido um conteúdo de alta qualidade para que você saia dessa situação de angústia que o ciúme causa.
Sentir ciúme doentio não é o que nenhuma mulher deseja. Muito menos o parceiro, que sofre com infinitas cobranças.
Descubra aqui a melhor forma de proporcionar a você e a seu parceiro um relacionamento de qualidade, sem ciúmes, sem cobranças e sem brigas.
Pare de fantasiar episódios obsessivos de uma falsa realidade.
Quando você está com ciúme, você vê coisa onde não tem, supervaloriza uma situação qualquer. Pare de agir assim.
Isso se chama ciúme patológico e afasta o parceiro, pois no momento em que você começa a enxergar coisas demais, você começa também a cobrar.
E ninguém gosta de ser cobrado. Isso arruína o relacionamento.
Mude sua forma de pensar. E mudando sua forma de pensar mudará também sua forma de sentir e, consequentemente, sua forma de agir.
Fique atenta à sua insegurança e ao seu medo de perder.
Procure investigar de onde vem sua insegurança extrema, o que a causou; de onde vem seu medo; O porquê da instabilidade emocional, da desorganização pessoal; fique atenta para sua herança familiar, se você cresceu em um ambiente de infidelidade relacionado aos pais, se cresceu em um ambiente de ciúme exagerado;
Veja se você não está revivendo traumas de relacionamentos anteriores; talvez você esteja sentindo falta de amor não satisfeito na infância e esteja projetando no parceiro esse amor.
São inúmeras as causas desse ciúme doentio. Procure investigar o seu e trabalhe isso em você, para que isso não interfira na sua autoestima e não aniquile sua autoconfiança.
Você pensa que vai morrer? Você fica ruminando se vai bater o carro amanhã? Ninguém está livre de bater o carro, mas ninguém fica pensando se vai acontecer um acidente de trânsito toda vez que vai sair de casa.
Da mesma forma você não pode ficar pensando que vai ser traída a cada instante. Isso causa um esgotamento mental tremendo e você pára de viver sua vida para viver a do outro.
Isso é perda de tempo. Se tiver que acontecer, vai acontecer e nada do que você pensar, disser ou fizer vai mudar algo.
Somente viva seu romance. Aproveite cada momento como se fosse único.
Faça cursos, dança, yoga, leia bons livros, invista em você, ame-se.
Vale também, para aumentar sua autoestima, fazer uma academia, emagrecer, comprar roupas novas, visitar mais seus amigos, fazer uma viagem, mudar a cor do cabelo, fazer um curso de línguas.
Enfim, use a criatividade para mudar o padrão e sentir-se viva. As pessoas mais valorizadas são aquelas autoconfiantes, determinadas e que cuidam de si.
Uma pessoa ciumenta, é, por natureza, estressada. E isso é muito complicado porque o estresse amplifica os sentimentos e os sintomas físicos que acompanham o ciúme, podendo causar inclusive uma depressão.
E uma pessoa estressada, depressiva e ciumenta… Meu Deus! Afasta qualquer um.
A meditação vem como uma forma de acalmar a mente, proporcionar bem-estar e paz interior, tratar a ansiedade, prevenir a depressão e diminuir a dor. Além de rejuvenescer e disciplinar a paciência.
Tudo que o ciumento precisa. Paz interior e domínio de suas emoções.
Esses sentimentos são destrutivos e psicossomáticos, o que você sente na mente reflete-se no corpo. Se alguém traiu você, ele não é digno de sua confiança, de seu amor, de sua companhia.
Sinta-se feliz por ter descoberto e vá cuidar de sua vida.
Com certeza outros merecem seu amor e não um parceiro desajustado que não dá valor ao comprometimento, que não conhece o significado da palavra fidelidade e que não cresceu com o termo monogamia fazendo parte da conduta ética em sua vida.
Seja resiliente, não deixe se abater. Aproveite a oportunidade e cresça psicologicamente.
Procure ajuda se sentir dificuldade em superá-la sozinho, você não vai querer carregar o trauma de uma traição para o resto de sua vida. Veja como está sua estrutura psíquica e mantenha o foco em você, sua saúde mental e física.
É um grupo de apoio às mulheres que amam demais. Há sessões semanais em que um grupo de mulheres se reúne para compartilhar suas dificuldades e ajudarem-se mutuamente.
Procure em sua cidade e participe.
Diálogo é algo que não pode de forma alguma deixar de existir entre o casal. Não há relacionamento nesse mundo que se sustente sem um bom diálogo.
Algumas pessoas podem achar desnecessário, mas muitos casamentos acabam simplesmente por falta de uma boa conversa (sem reservas, sem julgamentos e sem medos).
Diga o que sente abertamente e saiba escutar seu parceiro. Vale até uma dinâmica, para os casos em que o parceiro não demonstra muita afinidade com “conversas”.
Combine com ele que uma vez por semana em um horário pré-estabelecido vocês sentarão para conversar sobre um determinado tema. Cada semana é um tema diferente, dependendo dos últimos acontecimentos.
E por que essa dinâmica é interessante?
Para que você e seu amado não fiquem de joguinhos, soltando indiretas e brigando a cada instante. Reservem um dia e horário certos para ter aquela conversa.
E mesmo que no decorrer dessa semana não tenha havido nenhum motivo para que haja a conversa, mesmo assim a tenha. Além de preservar o costume contribui para que os dois se conheçam melhor.
Uma das grandes dificuldades em um relacionamento é que um não sabe o que o outro pensa, sente e gosta. Aproveite, fale e escute.
Paciência. Aprenda a viver só, independente. A única responsável por sua vida e sua felicidade é você mesma. Dependência afetiva é uma doença, um vício. Isso não é amor. Liberte-se.
E saiba que o próximo relacionamento será melhor que este.
Porque você está mais experiente, mais confiante, mais segura e saberá escolher melhor seu parceiro (no caso de ele ter sido o motivo do rompimento).
Essas são as 10 dicas que você deve seguir à risca para se livrar de uma vez por todas do ciúme excessivo.
Anote em uma agenda e coloque na escrivaninha ao lado de sua cama, para assim que o fantasma do ciúme lhe incomodar, você lê e relembra tudo que foi ensinado.
E se, depois dos 10 passos, você ainda se sentir insegura, leia outros artigos deste blog, como: De Onde Vem o Ciúme ou leia o livro Ciúme Patológico, Passando dos Limites, que lá você encontrará um material completo com informações sobre as causas, as consequências e os tratamentos para ciúme patológico.
Siga-me no Instagran: @giorgiamatos, @psi_em_topicos
Você Sofre Por Sentir Ciúme Exagerado? Saiba que você não precisa mais sofrer, ciúme doentio tem tratamento.
Ciúme Patológico: Você Sofre com Delírios de Traição?
Ciúme Doentio tem cura?
Sou Ciumenta: Quem Devo Procurar?
Ciúme e Ansiedade de Mãos Dadas
Freud Explica: Seu Ciúme
Como Lidar Com Pessoas Ciumentas
Síndrome de Otelo: A Arte Imita a Vida