Qual o sentido da sua vida? Quais seus planos para o presente e futuro? - Giorgia Matos Psicanalista
Qual o propósito de sua vida?

Qual o sentido da sua vida? Quais seus planos para o presente e futuro?

Você já parou para pensar no assunto? Já sentou confortavelmente e reservou um tempinho do seu dia para refletir sobre o seu propósito de vida?

Quais os seus planos para o presente e o futuro?

Acredite ou não, esse tipo de reflexão é tão importante que pode até salvar vidas!

E quem sabia muito bem disso era Viktor Frankl, um médico austríaco que fundou a Logoterapia, uma terapia que leva o paciente a refletir e definir suas metas e objetivos de vida, como uma forma de torná-lo mais ativo e assertivo.

E não para por aí! Para entender melhor, conheça um pouco da história desse psiquiatra que fez a diferença na vida de vários prisioneiros vítimas do holocausto nazista.

No livro “Em busca de sentido” Viktor Frankl conta toda sua trajetória como prisioneiro em Auschwitz, desde o momento em que foi aprisionado até sua libertação.

São episódios de humilhação, dor, sofrimento, desespero, e, principalmente, desesperança.

Frankl relata os horrores do confinamento de uma forma tão vívida que você praticamente se vê na situação.

As várias torturas, passando pelo trabalho forçado, escassez de alimento, doenças, frio extremo e testemunho de suicídios, está tudo relatado em seu livro. São histórias fortes que levam o leitor a parar e pensar sobre a crueldade humana.

Até que ponto chega a insensibilidade do ser humano?

Mas não é só isso que o livro leva você a refletir. Frankl, após presenciar vários suicídios entre seus companheiros no campo de concentração, decide fazer algo.

E algo de muita relevância. Ele decide fazer com que aqueles prisioneiros busquem um sentido para estarem vivos.

E inicia um questionamento praticamente socrático, entre aqueles que se encontram mais prejudicados em sofrimento e dor, em busca de levá-los a refletir sobre um propósito de vida. Qual o motivo que os levariam a continuar vivos? O que os espera lá fora? Quais suas ambições de vida? Quais seus objetivos, suas metas, seus sonhos?

Levando os prisioneiros a pensarem sobre isso, Frankl consegue reduzir a quantidade de suicídios praticados entre as pessoas que se encontravam no galpão em que ele fora aprisionado.

E mais, consegue levar esperança e sentido de vida para aquelas pessoas.

Foi a partir dessa experiência que ele funda a Logoterapia. Uma terapia que se tornou conhecida por todo o mundo, voltada para que os pacientes consigam descobrir e alcançar o motivo que os torna capacitados para uma vida de qualidade, com expectativas realistas e objetivos bem elaborados.

E então, QUAL O SENTIDO DA SUA VIDA?

8 Compart.